Pesquisar

Google
 

domingo, 6 de abril de 2008

Porto de Aveiro: dragagens arrancam este ano e vão custar 32 milhões

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, anunciou um investimento de 32 milhões de euros na melhoria das acessibilidades marítimas do porto de Aveiro, cujas obras deverão ter início este ano. Mário Lino falava na sessão solene de comemoração dos 200 anos da abertura da barra artificial de Aveiro. "A evolução da barra de Aveiro é espelho do dinamismo regional e tenho o prazer de vos anunciar o lançamento das obras imprescindíveis para a melhoria das acessibilidades marítimas e essenciais para o aumento da competitividade do porto de Aveiro", disse.
Mário Lino garantiu que "as obras iniciar-se-ão ainda este ano, com a dragagem de um milhão de metros cúbicos de inertes, devendo arrancar no início de 2009 o prolongamento do molhe Norte em cerca de 200 metros", considerado essencial para permitir a entrada no porto de Aveiro de navios de maior dimensão. Cerca de um milhão de metros cúbicos de areias, resultante das dragagens, será empregue no reforço do cordão dunar a Sul, nas praias da Costa Nova e da Vagueira", zonas onde se tem feito sentir a erosão costeira e que, no Inverno, têm sido atingidas pelas investidas do mar.
O ministro realçou os investimentos de que o porto de Aveiro está a ser alvo, nomeadamente a construção de novos terminais, a via de cintura portuária e a ligação ferroviária, "que estava bloqueada há mais de 20 anos".
"A plataforma multimodal de Cacia está em fase de conclusão e a ligação ferroviária prossegue a bom ritmo", observou, salientando a importância dessas obras para a interligação na rede de alta velocidade de Aveiro a Salamanca, que permitirá alargar a Espanha o hinterland do porto de Aveiro.

Sem comentários: