
Mário Lino garantiu que "as obras iniciar-se-ão ainda este ano, com a dragagem de um milhão de metros cúbicos de inertes, devendo arrancar no início de 2009 o prolongamento do molhe Norte em cerca de 200 metros", considerado essencial para permitir a entrada no porto de Aveiro de navios de maior dimensão. Cerca de um milhão de metros cúbicos de areias, resultante das dragagens, será empregue no reforço do cordão dunar a Sul, nas praias da Costa Nova e da Vagueira", zonas onde se tem feito sentir a erosão costeira e que, no Inverno, têm sido atingidas pelas investidas do mar.
O ministro realçou os investimentos de que o porto de Aveiro está a ser alvo, nomeadamente a construção de novos terminais, a via de cintura portuária e a ligação ferroviária, "que estava bloqueada há mais de 20 anos".
"A plataforma multimodal de Cacia está em fase de conclusão e a ligação ferroviária prossegue a bom ritmo", observou, salientando a importância dessas obras para a interligação na rede de alta velocidade de Aveiro a Salamanca, que permitirá alargar a Espanha o hinterland do porto de Aveiro.
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